Quem somos?

Somos alunas do 1º Período do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, onde estamos associando a criação deste blog a disciplina de tecnologias da informação e comunicação na educação, que tem por finalidade abranger o máximo de informações possiveis sobre a área educacional.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Educação na Grécia

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo. Fundação Editora da UNESP. 1999 cap. III p.75-102.
O capitulo III A educação na Grécia, nos revela fatos históricos, antigos que é inspiração por um longo tempo até no tempo moderno. Uma educação que na idade arcaica não recusava a oratória, estabelecida entre mestre e aluno, muitas vezes chegando a pratica da perversão sexual, por um guerreiro mais velho que era um guia para seu educando. Nesse contexto vimos a Pólis uma comunidade de vida espiritual te, suas leis e ritos que vão formando cidadãos, tendo como ferramenta pedagógica a educação comunitária, vale ressaltar que os jogos agonísticos serviam para educar, pelo desafio de enfrentar outros pelas corridas. Visto que a família em qualquer sociedade é o berço que primeiro educa e socializa, não é diferente na família da antigüidade, com uma mãe submissa e dedicada aos afazeres domésticos e a criação de seus filhos, e com um pai totalmente autoritário, que pode escolher o destino de seus filhos como bem quiser, vai dando origem a educação familiar da época.
Dentro de Atenas e Esparta vamos ver dois modelos educativos. Esparta baseado no conformismo e no estatismo, era divida em classes, pouco espaço era estabelecido para a formação dos espartanos, a educação era restrita ao necessário, era mais importante a formação de regimes e regras políticas. Já a educação ateniense se apontava uma sociedade que se preocupava com a educação local contidas de sua própria cultura, não dando importância a valores práticos, mas sim ao espiritual, que impulsionava um crescimento livre da personalidade do jovem. Assim foi se dando origem a uma Paidéia sistematizada da educação para pedagogia, onde foram dados grandes modelos teóricos pelos filósofos que contribuíram cada um com sua concepção na sistematização da educação, fazendo suas considerações sobre a educação e reconfirmando a pedagogia. Adentrando no momento histórico que foi o Helenismo e a Educação, com o fim de unificar, dando várias faces da pedagogia que estava se revelando pela formação ética e do caráter. A escola grega se mostrava por seus aspectos científicos, programados, já é visto um docente que é pago como um técnico que oferece mercadoria a seu próprio produto, assim foi criadas novas instituições digo indústrias já que se fala em docência como mercadorias e o educando como produto da mercadoria. Em fim muitos aspectos foram evidenciando na cultura pedagógica grega, por meio de teorias, e problematização ressaltadas por Sócrates e Platão.


 Thâmara Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário