Quem somos?

Somos alunas do 1º Período do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, onde estamos associando a criação deste blog a disciplina de tecnologias da informação e comunicação na educação, que tem por finalidade abranger o máximo de informações possiveis sobre a área educacional.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

DAS SALAS DE AULA AOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologia: o novo titmo da informação. Campinas, SP: papirus, 2007 p.85-112

 
Desde o aparecimento das tecnologias da informação e comunicação aconteceram muitas mudanças no desenvolvimento didático de ensino e aprendizagem.
Os alunos e professores utilizam as mais diversas e de diferentes formas as tecnologias quando desejam fazer atividades que chamem atenção de seus alunos, onde a aula se torna mais dinâmica, participativa e interessante.
“Um programa de TV, a notícia no telejornal, a campanha feita pelo rádio, mensagens trocadas na internet, jogos interativos de todos os tipos são fontes de informação e de exemplos que ajudam a compreensão de conteúdos e a aprendizagem”. (Kenski, p.85). Isso quer dizer, que não é necessariamente estar presente em uma sala de aula que você aprende. Podemos aprender dentro de casa ou na educação a distância, onde o computador é a principal ferramenta.
Os alunos presenciais estão fisicamente trocando idéias com o professor, mesmo que haja o uso do computador, da TV, do vídeo, do rádio etc. E os alunos à distância não têm essa possibilidade de interação com os educadores, por este motivo ainda há pessoas insatisfeitas com esse avanço. Mas, vale lembrar que este tipo de educação permite que o aluno organize seu tempo, participe das atividades independentemente do local ou horário que estejam e ganhem autonomia em relação a suas próprias aprendizagens, trazendo um pouco mais de responsabilidade e o favorecendo na formação de seu curso.
As mudanças, com relação às tecnologias nas salas de aula, são perceptíveis pela forma com quê os alunos estão se apropriando dos assuntos tratados pelo mestre, facilitando assim sua proposta escolar. Essas mudanças ajudam nos projetos pedagógicos das escolas. Muitas delas inseriram o laboratório de informática auxiliando no processo ensino-aprendizagem.
O uso criativo dos professores e alunos mediados pela rede, pode desenvolver atividades, onde o aluno vai obter conhecimento de forma pedagogicamente dinâmica e interativa. Por meio da internet e das atividades propostas, o aluno expande seus conhecimentos tendo idéias e questionamentos. Aproximando o professor que vai passar a acompanhar seus alunos de forma produtiva, havendo uma interação entre professor, aluno e tecnologias.
Portanto é visível que o uso das TIC colabora no processo de ensino aprendizagem facilitando a metodologia do professor que ao aplicar as TIC’s com finalidade de forma dinâmica, vai ajudar o educando no seu processo de aprendizagem aguçando seus conhecimentos.

Carolina Francina,Thâmara Santos

Um comentário:

  1. as tics sao muito importantes no aprendizao os alunos... muito bom o seu texto...

    ResponderExcluir